terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Parklets: espaços públicos para relaxar

   Intervenções temporárias em meio a centros urbanos populosos, um lugar que oferece a quem está passando um momento para relaxar e descontrair da agitação do dia-a-dia. Divulgadas no exterior e nova tendência no Brasil ... Esses são os PARKLETS, que dão vida a cidade, uma alternativa para a utilização das calçadas.
   Os parklets são plataformas que podem ser equipadas com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, sempre com a função de recreação ou de manifestações artísticas.

Parklet São Francisco - EUA
casabellissimo.com.br

Parklet São Francisco - EUA
  
Parklet São Francisco - EUA

   No Brasil o conceito de parklet surgiu em São Paulo, em 2012. A primeira implantação aconteceu no ano seguinte, liderada por um grupo composto por arquitetos, designers e ONGs. A boa avaliação da população permitiu à Prefeitura de São Paulo transformar a idéia original em política pública de ocupação dos espaços públicos da cidade, revertendo áreas originalmente destinadas aos automóveis para as pessoas. 
  O objetivo dos parklets e a iniciativa da Prefeitura de São Paulo é a criação de espaços humanizados, democráticos e de convívio social. Seja na hora do almoço, ou quando você só está passando por ali, a qualquer momento você pode sentar-se e relaxar.

   Esse parklet está localizado na Rua Padre João Manuel, nos Jardins, São Paulo.






   Esse parklet está localizado na Praça Ouvidor Pacheco e Silva, em frente ao prédio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, São Paulo.

   Além de espaço seguro de convivência e até wi-fi, o parklet Largo São Francisco conta com atrações, como: 

Projeções semanais de cinema e vídeo;

– Karaokê na praça;

– Comida de rua;

– Iluminação pública;

– Shows e apresentações artísticas.


   
   Eai, não dá vontade de ficar o dia inteiro na rua?



Fontes: iniciação científica de Cláudia Maria de Oliveira Fernandes, http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/2161#ad-image-0http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/largo-sao-francisco/  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário